Sermões

Ministério Apostólico do Reino de Deus

Apostolo Ribeiro Amaral Amaral 

Reflexão:

30 No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

31 Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos".


Leia o capítulo completo: Atos dos Apóstolos 17

TEMA: TIRAI A PEDRA
"Alguma vez você quis saber por que os filhos de Deus sofrem enfermidades, acidentes e também morrem? O que acontece quando o homem morre? Existe vida após a morte?
O nosso texto está baseado no capítulo 11 de Evangelho de João. Vejamos o que está escrito: "Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro, dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas". (João 11:3)
Amigo, podem as pessoas a quem Jesus ama ficar doentes? Podem as pessoas que vivem uma vida de comunhão com Cristo serem também atingidas pela dor e até pela morte? É bíblico dizer que se você está doente Jesus não está com você?
Numa ocasião, Paulo, falando de um problema físico que carregava, disse: "Por causa disto três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então Ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza... (II Coríntios 12:8 e 9)
Paulo teve que conviver o resto da vida com aquele problema físico. E isso quer dizer que Deus não estava com ele? E Lázaro, não era amado por Jesus? Por que então ficou doente?
Há algo que devemos entender com relação à doença: nenhuma enfermidade tem origem em Deus e não é uma maldição divina como alguns pensam.
Certa ocasião eu estava ouvindo um testemunho em uma pregação, quando uma senhora toda chorosa, falava de seu filho de 19 anos e disse:
- Pastor, por favor, fale alguma coisa para meu filho. Ele está entrando na fase terminal da AIDS, só lhe resta poucas semanas de vida. Por favor, diga algo que o anime.
E o Pr. pensou: o que dizer para um jovem de 19 anos que ainda não desabrochou para a vida e já está morrendo? Para um garoto que vive atormentado pelo complexo de culpa porque sabe que está indo para a morte como resultado de ter quebrado alguns princípios da vida? Então ele apenas o abraça. Assim, ele encostou a cabeça em seu ombro e chorando disse:
- Pastor, estou sofrendo a maldição de Deus, não é? Deus está me castigando pela vida errada que vivi, não é?
Eu o apertei bem forte e disse:
- Filho, Deus não está lhe castigando. Você é a coisa mais linda que Deus tem.
Apesar de não conseguir vê-Lo, Ele está perto de você, está aí do seu lado, sofrendo, chorando.
Meu amigo, eu não encontro na Bíblia um Deus castigador que olha para o filho que se desviou de Seus caminhos e diz: Você foi rebelde aos Meus ensinamentos, não foi? Então sofra e morra por causa de sua desobediência.
Sim, a Bíblia me ensina que Deus é amor “justiça”; Mas que Ele sofre, espera, suplica e vai atrás do homem. A Bíblia também nos ensina que Deus estabeleceu leis para proteger a vida. Quero que entenda bem. Deus estabeleceu leis físicas preservadoras da vida.
Por exemplo: A lei da gravidade. Segundo esta lei, todo objeto será atraído para a terra. Suponhamos que eu tenha um objeto de cristal. É muito valioso. Se eu não quero que ele estrague, tenho que respeitar o princípio físico estabelecido por Deus. Se eu estiver com ele na mão, e por algum motivo eu desobedecer à lei e soltá-lo, com certeza ele cairá e se fará em pedaços, amém.
Aí, seria justo levantar os olhos ao céu e dizer que Deus está me castigando porque desobedeci à lei da gravidade? É castigo divino ou resultado natural da desobediência de um princípio preservador da vida?
Precisamos entender que não existe maldição divina. Deus estabeleceu princípios preservadores da vida que devem ser respeitados para assim se obter uma vida abundante e feliz.
Às vezes, por não respeitarmos as leis, criamos tremendos problemas; mas mesmo estando em meio deles, Jesus está ao nosso lado dizendo: Filho, eu não queria que você sofresse desta maneira. Eu o criei para ser feliz.
No momento da dor, da tristeza, quero que segure Minha mão, quero que saiba que eu não estou lhe condenando. Eu estou com você. Se Deus, em Seu infinito amor acha que deve operar um milagre, Ele pode fazê-lo.
Eu já vi muitos deles. Já vi homens desenganados pela ciência médica renascerem novamente. Já vi homens completamente perdidos para este mundo serem restaurados por Deus.
Ele pode operar milagres, só que a Bíblia não ensina que os milagres são uma coisa geral que têm que acontecer com todo mundo. O milagre é uma prerrogativa divina, depende de Deus; não de nós.
Por que nós, os filhos de Deus, ficamos doentes? Muitas vezes porque transgridimos leis físicas, outras, por questões hereditárias. Às vezes, são consequências do ambiente poluído em que vivemos; outras, pelo ritmo de vida que levamos.
Numa cidade grande como qualquer capital brasileira, é normal você acordar às 5 da manhã e ir para o trabalho; almoçar uma marmita fria; voltar para casa e só chegar às 10 da noite e daí comer uma comida fria.
No dia seguinte, você segue a mesma rotina. Esse ritmo de vida é diferente da vida de um homem do campo. Então, nem sempre a doença vem por ter quebrado leis físicas voluntariamente.
Mas quando Deus permite que Seus filhos sejam atingidos pela doença, Ele compensa essa situação para glória de Seu nome e crescimento espiritual de Seus filhos. Às vezes, Ele se aproveita de uma situação crítica, para acordar-nos.
Um Pr. Da um testemunho sobre seu pai, não quis saber nada de Jesus durante 34 anos. Rejeitou, correu, fugiu de Jesus. Um dia, descobriu que estava com um câncer terrível.
Passava noites e noites gritando de dor e aí, prostrado na cama, no leito, à beira da morte, entre gritos de dor e lágrimas, descobriu que estava fugindo de Deus, caiu de joelhos e aceitou Jesus.
Deus aproveitou aquele momento de dor e fez com que meu pai tomasse consciência de sua necessidade espiritual.
Por que será que nós, os homens, somos tão duros com Deus? Seria justo dizer que Deus castigou meu pai com um câncer, porque ele não queria aceitá-Lo?
Voltemos ao relato bíblico. A história diz que Lázaro morreu e que o Messias demorou dois dias para ir ter com ele. Alguma vez você já pediu a Deus alguma bênção e parece que Deus demorou atender sua oração? Maria e Marta estavam chorando, orando, jejuando e fazendo vigília, porém, o Messias não chegou a tempo, e Lázaro morreu.
Amigo, quando aparentemente Deus demora em responder nossas orações é porque Ele tem algo maior para nos oferecer. As irmãs de Lázaro estavam pedindo somente uma cura, mas o Messias tinha preparado para Lázaro uma ressurreição. Sempre é assim: o que Deus tem para nós é maior do que esperamos dEle.
O registro bíblico diz que assim que o Messias chegou, Marta lhe disse: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido". Sabe o que estava por trás desta lamentação? Marta estava dizendo: "Agora é tarde, já não precisamos mais de Ti".
Meu amigo, nunca diga isto ao Messias. Seja paciente. Se você está passando por dificuldades e se sente cansado de orar sem obter resposta alguma, por favor, espere um pouco mais. Deus tem algum plano maravilhoso para você.
Se você ainda não se casou e o seu sonho é encontrar um rapaz ou uma moça para formar um lar feliz, tenha um pouco de paciência. Não corra, não se adiante nos planos divinos.
Se seu sonho ainda não se realizou, espere um pouco mais. Dê uma chance a Deus. Os planos dEle são sempre maiores que os nossos planos.
Continuando a leitura do texto bíblico, o Messias disse aos Seus discípulos: Vamos porque Lázaro está dormindo e vou acordá-lo do sono.
Os discípulos olharam para Ele e disseram-lhe: Mas Senhor, se está dormindo, acordará. E Jesus disse: Vocês não entenderam. Lázaro está morto. Aí sim, os discípulos ficaram intrigados: Mas Senhor, Lázaro está dormindo ou está morto?
Você sabia que o assunto morte tem criado muita confusão entre os filhos de Deus? Vamos falar um pouco dela. O que acontece quando o homem morre? Acredito que, como povo cristão, só temos uma fonte segura de informação:
a Palavra de Deus. Não quero apresentar aqui conjecturas humanas, apenas quero mostrar a você o que está escrito.
Para entender o que acontece quando o homem morre temos que entender o que aconteceu quando o homem foi criado.
Acompanhe-me por um momento ao jardim do Éden. A Bíblia diz: "Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente". (Gênesis 2:7)
Aí estava o barro. Barro não é gente, não é vida. Barro é simplesmente barro. Não pensa, não sente, não odeia e nem ama. O barro é barro, mas Deus vem e coloca em suas narinas o sopro de vida. O sopro também não é gente, não tem sentimento, não odeia, não ama, não fica magoado. Sopro é sopro. É ar. Mas quando o sopro se juntou com o barro, então sim, apareceu o homem vivo. A Bíblia o chama de alma vivente. Alma, do ponto de vista bíblico não é um espírito. Espírito é o sopro de vida. Alma é a pessoa viva, que anda, que trabalha, que sente, que ama, que odeia.
Minha pergunta é: o que acontece quando o homem morre? Vou deixar que a Bíblia responda: " ... e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu". (Eclesiastes 12:7)
Muito bem, o corpo, diz a Bíblia, volta para a terra de onde veio. E o sopro, que nós chamamos de espírito, volta para Deus que o deu. Quando Deus criou o homem, Deus fez esta operação: assopra. Quando o homem morre Deus faz tudo o contrário: respira. O sopro volta para Deus e o corpo volta para o pó de onde veio.
Depois de 5, 10, 15 anos, você abre o caixão e só encontra pó, terra. O homem saiu da terra, foi feito da terra, volta para a terra e o sopro de vida volta para Deus.
Agora vem outra pergunta: Existem espíritos que sofrem vagueando por aí? A Bíblia disse que não:
"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem cousa nenhuma, nem tão pouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em cousa alguma do que se faz debaixo do sol". (Eclesiastes 9:5 e 6)
Entendeu? Isto que acabo de ler é a Palavra escrita de Deus. Não é palavra de homem. Não é o que o Bispo Amaral imagina. Isto é o que está escrito na Bíblia.
Os vivos, sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem nada. O dia em que eles morrerem, acabou seu ódio, seu amor, já não pensam, já não sentem, já não vivem, já não existem.
Mas você me pergunta, mas ouvi falar dos espíritos, as pessoas ate conversam nas sessão espírita com o espírito de seus parentes,pai, mãe etc...".
Bom, você tem que confrontar essa declaração com a Palavra de Deus e ela afirma que as pessoas não falam com o espírito de seu pai, porque o dia que o seu pai morreu, seu corpo foi para a terra e o sopro voltou para Deus.
Você pode dizer: "Bispo, mas eu o ouvi, pessoas com esta historia ". Não, e verdade eles não viram o espírito de seus pais porque não existe o espírito dele. Eles falaram com um espírito sim, mas foi com um espírito maligno. Porque a Bíblia afirma em Apocalipse que:
"E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra e, com ele, os seus anjos". (Apocalipse 12:9)
Qual é o trabalho desses anjos hoje? Enganar-nos como o chefe deles nos engana. É o que fazem?. Se disfarçam de espíritos de pessoas vivas ou mortas e conseguem seu objetivo.
Pra você acreditar que há vida após a morte, porque então preocupar-se em estar salvo ou perdido? Afinal de contas, você terá outra oportunidade “após a morte”.
A Bíblia ensina que quando o homem morre, fica inconsciente. Seu corpo volta a terra como era e o sopro volta a Deus que o deu. Até quando isso? Até a segunda vinda de Cristo. Paulo em
I Tessalonicenses diz: "Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará juntamente em sua companhia os que dormem... Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro..." (I Tessalonicenses 4:13, 14 e 16)
Que grande notícia! Você que perdeu seu pai, um filho querido com 16 anos, um amigo maravilhoso. Tenha fé em Jesus. Eles estão dormindo. Quando Cristo voltar, então devolverá o sopro de vida para cada corpo, mesmo no pó da terra.
E os que morreram em Cristo ressuscitarão para encontrar seu Salvador voltando em glória e majestade. Neste dia você poderá abraçar seu pai, sua mãe, seu filho.
Você conhece o fim da história. Jesus foi ao sepulcro. As irmãs disseram: Senhor, não podemos retirar a pedra porque ele já está morto há 4 dias e cheira mal. Jesus insiste: Retirem a pedra.
Irmãos, por que será que Jesus não escolheu ressuscitar um morto quentinho de duas horas apenas, e escolheu um morto que já cheirava mal? Sabe por quê? Porque se Ele tivesse ressuscitado um morto de duas horas, algum incrédulo podia dizer: Não, não estava morto.
Estava com catalepsia. Por isso Jesus esperou que o cadáver entrasse em putrefação, por amor aos incrédulos, para mostrar-lhes que o poder de Deus está acima da incredulidade humana.
Hoje, o Messias está dizendo a você que para Ele não importa como sua vida está. Não importa se você já se sente podre, cheirando mal moralmente, espiritualmente.
Ele diz que se você é um cadáver que está há muitos anos fora da igreja, longe de Messias, não importa. Ele foi capaz de ressuscitar Lázaro e pode ressuscitar você também. Este é o desafio de Deus.
Quem é aquele que pensa que Ele não pode fazer algo em sua vida? Não existe nada impossível para o Messias. "Retirem a pedra", disse Ele; e quando os homens obedeceram-No, o Messias disse: "Lázaro, vem para fora".
Um grande pregador do século passado disse que o Messias teve que dizer Lázaro vem para fora, porque se Ele não mencionasse o nome de Lázaro, todos os mortos do mundo ressuscitariam, tal era o poder do Messias.
Amigo, o Messias que teve poder para ressuscitar Lázaro, não tinha poder para retirar a pedra? Por que disse aos homens: retirem a pedra?
Amigo, o Messias tem poder para transformar vidas, mas Ele nunca vai entrar num coração se o homem não retirar a pedra. É você quem tem que tomar a decisão. O Messias pode entrar em sua vida e corrigir qualquer coisa, sarar qualquer ferida e ressuscitar seus sonhos.
Se sua família está se desintegrando, se seus ideais estão morrendo, esta é a oportunidade do Messias. Ele pode entrar em sua vida e ressuscitar tudo, mas Ele não pode retirar a pedra. É você quem tem que abrir o coração.

ORAÇÃO TODOS JUNTOS...

Senhor, neste momento nos colocamos submissos a Ti para que com o Teu poder, nos ressuscites dessa mornidão.
Nos conceda a força necessária para retirar a grande pedra do nosso coração, que é a presunção de achar que sem Ti podemos viver.

Dê-nos o Teu amor e a Tua paciência para que possamos aceitar a Tua vontade para a nossa vida. Em nome do Messias, amém.

Ministério Apostólico Reviver
Apostolo Ribeiro Amaral
Tema: E Disse Deus

Texto: Gênesis 1:26-28 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”

Qual o objetivo da sua vida? Para quê você foi criado? Quem é você?
Estas perguntas te rondam, pelo menos em algum período da sua vida. Nestes períodos você se questiona qual o sentido de tudo, para qual motivo você está na face da Terra.
Se você é jovem, pode se perguntar sobre como tomar decisões que afetarão positivamente seu futuro.
Se for uma pessoal adulta, pode se deparar, de repente, com uma necessidade de reavaliar seus propósitos e objetivos de vida.
Se for de mais idade, pode ser que esteja se perguntando se tudo valeu a pena, se sua vida foi bem aproveitada.
De qualquer maneira, essas dúvidas tem raízes nesta pergunta: Quem realmente somos?
Você pode se definir de várias maneiras. Sou jovem ou sou velho. Sou solteiro ou sou casado. Homem ou mulher. Pai, mãe, filho ou filha. Rico ou pobre. Bem instruído ou não. Calmo ou nervoso. Dependendo do momento em que vivemos, ou do ambiente em que estamos, podemos assumir variados papéis. Líder ou seguidor. Aluno ou professor. Influente ou influenciável. Ativo ou reativo. Ponderado ou intrépido.
Com tantas variáveis envolvidas, podemos nos perder em nós mesmos, e criarmos uma situação de indefinição interna. E se nos sentimos indefinidos em relação a nós mesmos, como poderemos exercer o papel que de nós é esperado? Como saber se estamos alcançando nosso objetivo na vida?
Para responder a esta pergunta precisamos voltar à nossa origem. Nada melhor do que a opinião de quem nos criou para esclarecermos estas dúvidas. E é em Gênesis que descobrimos o propósito original de Deus para a humanidade.
Façamos…
O Deus plural te criou. Esta primeira verdade é fundamental. Você não é fruto do acaso. Você é fruto da vontade de expressão do Criador. E a ação está no plural. Este Criador não fez nada sozinho. O evangelho de João, logo no seu primeiro versículo, mata a charada:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” (João 1:1-3).

A humanidade foi feita por Jesus, em parceria com o Pai e o Espírito Santo. Ele estava lá! E você é projeto dele!

…à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…
Somos criados por Deus, mas há algo que nos diferencia, e muito, do restante da criação. Temos em nós algo da imagem e semelhança do Criador.

Eu sei que se olharmos para o ser humano hoje, é muito difícil distinguir alguma coisa de divino. Sejamos francos. Olhe para o espelho e tente identificar a centelha divina em você.

Por vezes é realmente difícil ver a riqueza enterrada no meio de tantas coisas que nos envergonham. Mas ela está lá. Logo após o dilúvio, na época de Noé, há um versículo interessante em

Gênesis 9:6 : “Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.”

Mesmo com a humanidade pecando a ponto de Deus resolver destruí-la por meio do dilúvio, esta verdade ainda assim permaneceu: Somos criados conforme a imagem de Deus.
…domine … sujeitai-a …
Outro ponto que nos diferencia do restante da criação é que fomos colocamos em uma posição de comando neste planeta. Deus poderia governar diretamente o Planeta Terra, mas escolheu um canal para isso.
Fomos criados à imagem do Criador para que o restante da criação pudesse ver espelhada na humanidade todos os atributos deste Criador.
A autoridade da humanidade sobre a criação só tem sentido e propósito se for exercida em submissão a quem estabeleceu esta cadeia de comando. Só em comunhão com Deus poderemos espelhar os atributos divinos.
Jesus certa vez disse: “Quem me vê a mim vê o Pai.” (João 14:9).
Jesus, o Deus-Homem, cumpriu o propósito original do homem. Este é o principal objetivo da criação do homem. Não somos criados para estar no mesmo nível de Deus, como a serpente almeja
(veja Gênesis 3:5), Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

nem no mesmo nível da criação. Temos uma função a ser exercida neste planeta.
E esta função será plenamente exercida quando o Deus-Homem voltar para reivindicar o total domínio sobre a criação, que ele adquiriu por um preço muito alto.
Para você pensar: Se a criação geme (Romanos 8:22) Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora;

Não seria por causa da má atuação da humanidade como intermediária entre Deus e a criação?
Com que frequência às pessoas olham para você e conseguem perceber algum atributo divino?
O que você faz hoje está te preparando para auxiliar no futuro governo do Deus-Homem?

Nenhum comentário: